Método histórico
A hermenêutica é a ciência que estuda a interpretação, ela estabelece princípios e métodos para que se possa interpretar determinado texto ou instituto. Inicialmente, para que seja realizada uma pesquisa é necessário que o pesquisador delimite a forma de coleta de dados e de que forma irá interpretá-los. O pesquisador deve trilhar o caminho de sua pesquisa, desde a formulação de um problema, até a obtenção de uma resposta. Os métodos relacionados às fases da pesquisa, de forma mais específica, são chamados de métodos de procedimento. Outra denominação é de “métodos secundários”, porquanto são métodos empregados nas diferentes etapas da pesquisa.
Neste trabalho abordaremos um dos principais métodos de procedimento, o método histórico. Trata-se de uma trabalho acadêmico do curso de direito, no qual abordaremos a utilidade deste método em pesquisas jurídicas, conceituando-o e correlacionando-o com os demais métodos comparativo e evolutivo. Por fim, demonstraremos como o método histórico é utilizado na prática.
1 CONCEITO
1.1 Método histórico
A compreensão dos fenômenos que ocorrem no setor em termos econômicos, técnico e ambiental dependem do conhecimento da evolução histórica. Esta análise possibilita a identificação da lógica de seu desenvolvimento, o seu comportamento através do tempo e as perspectivas para o futuro. Trata-se portanto da aplicação de um método histórico, que segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 107):
[…] consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época.
Esta investigação histórica busca compreender em que condições houve a origem e desenvolvimento da filière a fim de se dispor de todas as informações possíveis que possam delimitar ações intervenientes no