Metodo historico
O trabalho que apresentamos sobre a Literatura de Cabo Verde, visa a análise da Obra Chiquinho de Baltasar Lopes, um dos escritores impulsionadores da revista claridade. Este trabalho está orientado sob o tema: O Drama da Seca em Chiquinho de Baltasar Lopes. Ao longo do estudo trataremos de aspectos relacionados com a seca e as suas consequências. Faremos isto através de comentários que nos forem oportunos e cingir-nos-emos em algumas citações retiradas da obra Chiquinho que sustentarão os nossos comentários.
Este trabalho porta no capítulo 0 a introdução, onde se incluem os objectivos, as hipóteses, justificação e metodologia usada para a elaboração do trabalho; no capítulo I, faremos a referência a vida e obra de Baltasar Lopes, autor da obra Chiquinho; o capítulo II está reservado para os pressupostos teóricos onde destacaremos o fenómeno da seca e emigração; no capítulo III será feita a análise da obra na perspectiva de problemática da seca e das suas consequências, e finalmente, no capítulo IV, apresentaremos as nossas considerações finais.
1.2. Objectivos do Trabalho
1.2.1. Objectivo Geral: * Compreender o drama da seca e as suas consequências através da obra Chiquinho de Baltasar Lopes.
1.2.2. Objectivos específicos * Identificar a manifestação do fenómeno da seca no processo da construção da cabo-verdianidade em Chiquinho; * Indicar na obra as diversas manifestações da seca; * Demonstrar na obra que o sentimento de amor a terra era prevalecente entre o povo Cabo-verdiano.
1.3 Hipóteses
A análise da problemática da seca e as suas consequências retratadas na obra, deve estar orientada não apenas pelos objectivos acima mas também pelas variáveis / hipóteses. Deste modo, para o presente estudo, levantamos as seguintes hipóteses: * O fenómeno da seca retratado na obra Chiquinho constitui um problema de âmbito social para o povo Cabo-verdiano; * O amor telúrico dos Cabo-verdianos reflecte um sentimento peculiar de um povo