Método Histórico
•Método Histórico
Curso: Administração 2014.2
Integrantes: Isabelle Luz Lucas Cavalcante Raquel Alves Prisca Natália Gabriel Silva
Índice
•Pg.2 — Objetivo
•Pg. 3 — Introdução
•Pg.4 — Desenvolvimento
•Pg.5 — Conclusão
•Pg.6 — Bibliografia
Objetivo
O objetivo desse trabalho é aprender sobre os Métodos Específicos das Ciências Sociais e especificamente sobre o método Histórico.
Introdução
Métodos Científicos Os métodos podem ser entendidos como um conjunto de atividades sistemáticas que nos levam a descobrir a realidade dos fatos.É objeto de estudo de cada ciência determinar qual ou quais métodos específicos devem ser utilizados pelo pesquisador. Existem os métodos gerais das ciências sociais, que procuram garantir ao pesquisador a objetividade necessária ao tratamento dos fatos sociais, oferecendo soluções para os problemas epistemológicos da investigação científica. Três são os métodos gerais mais adotados nas ciências humanas: o hipotético-dedutivo, o dialético e o fenomológico.
Existem também, os métodos específicos das ciências sociais que, Objetivam proporcionar ao investigador os meios técnicos para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais.
Desenvolvimento
— Método Histórico Partindo do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes, têm origem no passado, e que é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função, o método histórico compreende a passagem da descrição para a explicação de uma situação do passado, segundo paradigmas e categorias políticas, econômica, cultural, psicológica, social, entre outras.
Consiste em investigar os fatos e acontecimentos ocorridos no passado para verificar possíveis projeções de sua influência na sociedade contemporânea. O método histórico oferece