Os Países Subdesenvolvidos
O problema essencial de nossa época, e também o mais dramático, é o dos países subdesenvolvidos. Frequente mente, a noção de subdesenvolvimento constitui objeto apenas de definições vagas ou parciais. Assim, um país subdesenvolvido não é simplesmente aquele que não aproveita o conjunto de suas riquezas naturais.
Nem tida miséria é sinônimo de subdesenvolvimento. Se a fome e a pobreza afetam grande parte da população dos países subdesenvolvidos. Enfim, nem toda miséria é sinônimo de subdesenvolvimento. Se a fome e a pobreza afetam grande parte da população dos países subdesenvolvidos. Este dois fatos tem apesar de sua gravidade não são suficiente para caracterizar o subdesenvolvimento.
Os caracteres constitutivos do subdesenvolvimento
Um dos traços mais importantes do fenômeno do subdesenvolvimento é sua complexidade de superposição de sintomas sociológicos e econômicos, o emaranhado de suas interações. Essa complexidade é causas das dificuldades opostas às tentativas de desenvolvimento que combatem apenas os males considerados mais graves. Os países considerados subdesenvolvidos representam três quartos da população mundial. O exame da situação econômica e social do mundo, observado sob seus diferentes aspectos, mostra dois grupos de países, separados por verdadeiro fosso.
A importância e a complexidade de cada sintoma de desenvolvimento mereceria um exame profundo. Os principais caracteres constitutivos do subdesenvolvimento são:
1º Insuficiência alimentar
O mais grave problema e o mais geral, mas esse sintoma ultrapassa sensivelmente os limites históricos e espaciais do subdesenvolvimento. A fome foi grave entre as populações dos países hoje desenvolvidos e ainda atinge importantes categorias sociais em tais países. A quase totalidade dos países subdesenvolvidos sofre de fome com a exceção da Argentina. A Índia detém o triste privilégio de ser o país de mais pobre alimentação do mundo.
2º Deficiência da agricultura
Os