Países subdesenvolvidos
Mas, afinal de contas o que leva um país a ser considerado como “subdesenvolvidos ou periféricos”?
São países que tiveram seu desenvolvimento ditado pelas metrópoles coloniais ou neocoloniais. A organização de seus espaços internos ocorreu de fora para dentro, satisfazendo as economias externas.
São países que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos do mundo. Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios com base em:
- Baixa renda (média trienal do PIB per capita de menos de US$ 750, que deve ultrapassar US$ 900 para sair da lista);
- Fraqueza em recursos humanos (com base em indicadores de nutrição, saúde, educação e da alfabetização de adultos);
- Vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade da produção agrícola, a instabilidade das exportações de bens e serviços, a importância econômica das atividades não tradicionais, exportar mercadoria concentração, e desvantagens econômicas, bem como a percentagem de população deslocada por desastres naturais)
Os países podem sair da classificação de “subdesenvolvidos” quando excederem esses critérios citados acima.
A classificação atualmente (a partir de 16 de abril de 2008) aplica-se em 49 países.
Onde eles se localizam?
África (33)
América (1)
Ásia (10)
Oceania (5)
Em 2007, as Nações Unidas retiraram Cabo Verde (África) da categoria dos “Países Menos Desenvolvidos”. Esta é a segunda vez que isso acontece com um país. O primeiro país a sair da classificação dessa classificação foi Botsuana (também da África), em 1994.
Mas, e o Brasil?
Atualmente o Brasil, assim como outros países, é um país subdesenvolvido, porém possui um desenvolvimento econômico mais elevado do que muitos países subdesenvolvidos, então ele é classificado como “país em desenvolvimento”.
Fonte: