Países Subdesenvolvidos
E EMERGENTES
NTD de Geografia
Professora:
Grupo:
INTRODUÇÃO
Hoje muito se fala em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes. Aqui aprenderemos a diferenciar e conhecer as dificuldades enfrentadas pelos países subdesenvolvidos e o crescimento dos emergentes, também conhecidos como países em desenvolvimento.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS E EMERGENTES
PAISES SUBDESENVOLVIDOS
As populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação e saúde e possuem renda familiar muito baixa. Em sua maioria foram Colônias de Exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização. São conhecidos também como países de Terceiro Mundo ou “países periféricos”. Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África (principalmente na SubSaariana). Apresentam IDH Baixo ou Médio.
Características:
O que caracteriza um país subdesenvolvido são as seguintes situações: falta de alimentos, déficit social, elevado percentual de agricultores, recursos não explorados, analfabetismo, falta de classe média consumista, incompetência industrial, hipertrofia do setor terciário, PIB baixo, desemprego, trabalho infantil, subordinação econômica e desigualdade social.
PAÍSES EMERGENTES:
São aqueles países cujas economias partiram de um estágio de subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamado de “países em desenvolvimento.” características Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixos e médio; IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto; Renda per capita (PIB per capita) entre 5 e 8 mil dólare; Setor industrial em desenvolvimento; Crescimento da infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.); Atração de capital externo para investimentos nos setor produtivo; Aumento da instalação de filiais