Caracteristicas dos países subdesenvolvidos
A existência de países com diferentes níveis de desenvolvimento é hoje em dia uma realidade indismentivel. Confrontados como somos pela resistência por um lado de altos níveis de produção e consumo, quando por outro lado constatamos o inverso. São os fenómenos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento.
É mais do que evidente que o mundo actual é injusto, desigual e obtuso. Quando observamos os países que compõem o mundo, verificamos muita diferença em torno deles. É possivel notar que o crescimento e o consequente desenvolvimento económico derivado do fenómeno globalização, não é para todos. É bem evidente que inúmeras pessoas ainda carecem de alimentação, acesso a educação, emprego, entre outras necessidades humanas.
DESENVOLVIMENTO
Os países subdesenvolvidos resultaram da expansão do capitalismo a partir da Europa Ocidental, desde os séculos XV e XVI. O capitalismo, que nasceu na Europa, expandiu-se por toda a superfície do globo e produziu um mundo interligado, dividido em áreas centrais ou desenvolvidas e áreas periféricas ou subdesenvolvidas.
Nos países desenvolvidos o capitalismo resultou de um processo endógeno ou interno, ou seja, desenvolveu-se a partir da própria sociedade. No Terceiro Mundo o capitalismo foi imposto de fora, isto é, resultou de um processo exógeno ou externo.
As sociedades que existiam nos países colonizados, por exemplo as sociedades indígenas ou a milenar sociedade indiana, acabaram sendo destruídas ou submetidas a um novo modelo social, colonial.
A exploração colonial visava a expansão do comércio e a produção de minérios ou gêneros agrícolas baratos para suprir o mercado mundial.
No início havia mão-de-obra escrava em grande parte dos atuais países subdesenvolvidos. A partir de meados do século XIX, a escravidão começou a atrapalhar o desenvolvimento da economia de mercado, pois o escravo não era comprador e consumidor. Extinto o regime servil, uma massa de trabalhadores com baixíssimos salários substituiu os