Programa de conservação auditiva
José Wender Ribeiro de Moura
SENAC OSASCO
2013
1. OBJETIVO DO PCA
O PCA tem por objetivo a prevenção da saúde do trabalhador exposto a Níveis de Pressão Sonora elevados que possam desencadear a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR).
O diagnóstico precoce dos casos de perdas auditivas ocupacionais possibilita a adoção de medidas eficazes para a preservação da saúde dos trabalhadores.
1.1 Benefícios do PCA ao empregado
✓ Prevenção da PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído)
✓ Melhoria da qualidade de vida: a perda auditiva afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, que é essencial para viver bem em sociedade.
✓ Redução dos impactos no organismo: menor nervosismo, estresse, doenças cardiovasculares e outros males ocasionados pela exposição excessiva ao ruído.
✓ Melhoria no trabalho: habilidade em dar e receber orientações, utilizar o telefone, ouvir sinais de alerta e sons de máquinas, aumento das chances de mobilidade de função dentro da empresa.
✓ Disponibilidade para o mercado: a perda auditiva diminui o potencial do indivíduo em conseguir um novo emprego.
✓ Manutenção da Saúde: prevenção de problemas auditivos de origem não ocupacional, que podem ser detectados pelos exames anuais que fazem parte do PCA.
1.1.2 Benefícios do PCA ao empregador
✓ Aumento da produtividade do empregado, pela redução do estresse e fadiga, relacionados à exposição ao ruído.
✓ Diminuição do índice de acidentes na empresa: ganhos monetários diretos e indiretos
✓ Manutenção da imagem da empresa: prática de políticas que dizem respeito à saúde e segurança dos funcionários
✓ Versatilidade dos empregados: aumento das possibilidades de mobilidade de função, reduzindo gastos extras devidos a novas contratações e treinamentos.
✓ Redução da rotatividade de pessoal: melhoria do