Método audiolingual
The Audio-Lingual Method:
Fichamento
Bruna Cristina Afonso Braga
Matrícula: 10020002-2
São João del –Rei
2012
RICHARDS, J.; RODGERS, T. The Audiolingual Method. In: Approaches and Methods in Language Teaching. Cambrigde: Cambrigde University Press, 1986.
“[...] A entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial teve um efeito significativo no ensino de línguas na América. Para fornecer ao governo norte-americano pessoal com fluência em alemão, francês, italiano, chinês, japonês, malaio [...] era necessário estabelecer um programa de treinamento de línguas especial.” (p.44)
“[...] O objetivo do programa militar era que os alunos obtivessem a proficiência em conversação, em diversas línguas estrangeiras.” (p.44)
“A ‘metodologia’ do Método Militar [...] surgiu a partir do intenso contato com a língua-alvo, e não a partir de uma base metodológica.” (p.45)
“O lançamento do primeiro satélite russo, em 1957, incitou a necessidade de uma mudança e uma reformulação radicais da metodologia usada no ensino de língua estrangeira. [...] Necessidade de maiores esforços no ensino de língua estrangeira, com o objetivo de não permitir que os americanos ficassem excluídos dos avanços científicos em outros países.” (p.47)
“O Audiolingualismo [...] transformou o ensino de língua estrangeira, que era visto como arte, em ciência. O método foi amplamente adotado para o ensino de língua estrangeira nas faculdades e universidades na América do Norte. (p.48)
“Embora o método tenha começado a decair a partir da década de 60, [...] o Audiolingualismo e os materiais de base audiolingual continuam a ser amplamente utilizados nos dias atuais.” (p.48)
“Lingüística estrutural foi desenvolvida como uma reação à gramática tradicional, [...] na década de 50. [...] A reação contra a gramática tradicional foi incitada pelo movimentos para o