Metodos ensino lingua inglesa
A finalidade deste trabalho é refletir sobre os métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira, apresentados nas aulas ministradas pela professora doutora Ana Elisa M. Cysne.
Durante as aulas, criou-se uma consciência de que nenhum método de ensino é suficientemente eficaz naquilo que propõe, afinal todos apresentam características positivas e negativas de acordo com o período histórico. Assim, podemos refletir sobre nossa conduta em sala de aula, em busca do que poderia ser mais adequado para o ensino, levando em consideração a rica diversidade do aprendiz de língua estrangeira.
Para ilustrar, recortei um trecho da tradução de Olga Pombo com base numa primeira versão de Manuel José Seixas Constantino, de 1995 sobre o artigo de John Passmore: O conceito de Ensino.
[pic]
TEORIAS E ABORDAGENS DE ENSINO
1)Método Audiolingual
- Learning as habit formation
- Stimulus-response-reinforcement
- Repetition
- Emphasis on accuracy
- New language dealt with in sequence: hear, speak, read, write
- Learner = passive receiver of information
O método Audiolingual nasce então com base no estruturalismo americano, na análise contrastiva e na psicologia behaviorista em meados de 1950. Acreditava-se que estes pressupostos teóricos forneceriam a base científica para elaboração de um método de ensino de língua estrangeira. A psicologia behaviorista, é essencialmente antimentalista e considera o ser humano como um repertório de comportamentos, entre eles o lingüístico.
O objetivo principal do método Audiolingual é levar o aluno a comunicar-se na língua alvo através da formação de novos hábitos lingüísticos. O papel do professor é controlar o processo e tentar evitar o erro do aluno, já que o erro é um reforço negativo. Existe pouca possibilidade de interação, de criatividade por parte do aluno, pois isso já foge ao controle pré-estabelecido. A grande ênfase é nas estruturas lingüísticas; os diálogos apresentam