Resenha
O ensino de línguas, ao longo dos tempos, tem sofrido diversas modificações, decorrente do modo como é visto o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as várias abordagens ensino (ou métodos, como eram comumente denominadas) citemos as principais, com as características:
1 - A abordagem da gramática e da tradução (AGT):
Este método nasceu por causa do interesse pelas culturas greco-latinas e sua característica principal é ensinar a segunda língua (L2) de acordo com a primeira (L1). Outros aspectos dessa abordagem são: ênfase na língua escrita, foco sobre as regras gramaticais, memorização de vocabulário (utilizando palavras isoladas, às vezes sem qualquer contexto) e pouca atenção dada à pronúncia das palavras.
2 - A abordagem direta (Tradicionalmente Método Direto):
Nesta abordagem, as aulas são dadas apenas na segunda língua (L2), sendo abandonada, então, a primeira língua (língua materna do aluno).
Criada pelo alemão francês François Gouin, esta foi uma resposta direta ao método da Gramática e da Tradução (AGT) e seu objetivo era ser uma alternativa melhor ao ensino de línguas. Sobre as características deste tipi de método pode-se afirmar que a aprendizagem da segunda língua (L2) é mais que a da primeira língua (L1); vocabulário simples diário; devolvi mento das habilidades de comunicação oral; ensino da gramática de maneira indutiva; vocabulário concreto por meio de representações, fotos e objetos; foco na comunicação oral e principalmente, as aulas são dadas na língua alvo.
3 – A abordagem para a leitura (Tradicionalmente “Método de Leitura”)
O principal objetivo desta abordagem era obviamente desenvolver a habilidade para a leitura. Para isso procurava-se criar o máximo de condições que a leitura tanto em sala de aula como fora dela. As principais