audio lingual
Método áudio lingual
Embu das Artes-SP
2013
Sumario
Introdução 1
Surgimento 2
Características 3.1
Procedimentos 3.2
Considerações finais 4.1
Referências bibliográficas 4.2
Introdução
Neste texto, pretendo demonstrar que a visão predominante, ao longo dos tempos, é a de que se aprende uma língua estrangeira (LE) através da análise de estruturas sintáticas, da memorização de regras gramaticais e de exercícios de tradução. O ensino explícito da gramática sempre foi o carro chefe no ensino de línguas e pouca mudança pode ser observada, mesmo nos dias de hoje. Ou seja, muitas das experiências de ensino e aprendizagem privilegiam o estudo sobre a língua e a manipulação de estruturas sintática.
O SURGIMENTO
O Método Áudio lingual surgiu durante a 2ª Grande Guerra, com o intuito de ensinar línguas estrangeiras da forma mais rápida possível para os soldados norte-americanos. Este método tem como base o estruturalismo e a teoria psicológica behaviorista, e para sua formação foram convocados alguns linguistas para que projetassem um método eficaz. No entanto o método foi tão bem sucedido que mesmo depois da Guerra, ele continuou a ser utilizado no ensino de línguas estrangeiras e devido à grande demanda de pessoas que queriam aprender novos idiomas, o método foi sofrendo algumas mudanças e tornando-se cada vez mais popular.
Método que tem por objetivo levar o aprendiz a comunicar-se na língua-alvo através do condicionamento de padrões (estruturas) e da formação de novos hábitos linguísticos. O aluno exercita primeiro, as habilidades orais (ouvir e falar), e posteriormente, as habilidades escritas (ler e escrever), quando os padrões da língua oral já estiverem internalizados e automatizados. As estruturas linguísticas são apresentadas em ordem crescente de complexidade pela repetição e memorização de diálogos gravados por falantes nativos, cujo modelo de