projeto de obesidade
1- Introdução: Em países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior o número de pessoas de várias faixas etárias e classes econômicas afetadas pela obesidade. Sendo como consequência o consumo exagerado de alimentos. Pois e excesso de alimentos, formados por gorduras, carboidratos e proteínas, são armazenados quase inteiramente como gordura no tecido adiposo para ser usado posteriormente como forma de energia. Quando não necessitamos de toda essa energia temos como consequência a obesidade, que pode desencadear diversas patologias. A causa é multifatorial e o aumento de prevalência é considerada atualmente como um dos principais problemas de saúde pública. Independente de fatores associados como predisposição genética, essa patologia está sendo envolvida com distúrbios na ingestão alimentar e do alto consumo de alimentos com grande densidade energética associados ao sedentarismo. Sendo também os Hábitos dietéticos, fatores biológicos, sociológicos, que incluem s disponibilidade e o preço dos alimentos e os fatores culturais que determinam o padrão da alimentação e o gênero alimentício preferido.
O diagnóstico da obesidade é realizado a partir do parâmetro estipulado pela (OMS) ou índice de massa corporal (IMC),através deste parâmetro são considerados obesos indivíduos cujo IMC encontra-se num valor igual ou maior que 30.
Justificativa : Reeducar esse grupo, conscientizando-os de que uma alimentação saudável, adequada minimiza os riscos de obesidade e melhora a qualidade de vida.
2- Objetivo Geral: Reduzir o índice de hipertensão, de sobrepeso e de obesidade do público atendido pelo programa, bem como minimizar os efeitos destes agravos na saúde destes usuários.
3- Objetivos Específicos:
· Construir, juntamente com os usuários, conhecimentos acerca da