Tradus
O texto, dividido em partes, inicia com uma breve introdução sobre como esse assunto tem despertado interesse, em pessoas de diversas áreas, em busca por um “método perfeito” e como cada novo método aponta os erros dos anteriores buscando melhorias e assim acaba por negar o precedente.
Em seguida é apresentado um olhar histórico sobre o assunto. Citando alguns métodos desenvolvidos como “ Método Áudio-lingual, o Método Silencioso, a Sugestopedia, o Resposta Física Total e o Método Comunicativo, também chamado, convenientemente, por alguns autores, de Abordagem Comunicativa(ALMEIDA FILHO, 1993, CELCE-MURCIA, 2001b)” o autor fala sobre a influencia que outras teorias de áreas como a Linguística, a Psicologia, Sociologia, Sociointeracionismo, Sociolinguística entre outras. O exemplo dado é do método áudio-lingual que, por ser fundamentado na teoria behaviorista e na linguística estrutural, sofria fortes críticas e era vitima de consequências conforme essas teorias fossem questionadas.
A terceira parte é subdividida em 2 a fim de nos explicar o que é método. Falando sobre origem etimológica e diferentes autores é concluído que em geral, Método é o caminho necessário e organizado de se chegar a um fim. Porém há algumas diferenças de conceito para diferentes ciências ( Biologia, Filosofia, Linguística etc). O foco do artigo é na área pedagógica, em