musculação
Descrição: O supino com barra em banco plano é o exercício mais conhecido e realizado nos ginásios. Embora não existam músculos peitorais “superiores” e “inferiores”, o supino plano parece recrutar mais as fibras intermédias (parte esternocostal).
Nota: Ao realizar o supino, tenha o cuidado de não utilizar um agarre demasiado afastado, pois tornará o exercícios menos eficiente e aumentará as probabilidades de ocorrência de uma lesão, especialmente nas articulações dos ombros.
Tipo de exercício: Movimento composto (poliarticular).
Músculos de ação principal: Grande peitoral (parte esternocostal).
Músculo de ação secundária: Tríceps, parte anterior do deltóide.
Posicionamento:
- Corpo deitado em um banco horizontal (daí o nome);
- Pés totalmente apoiados no chão;
- Glúteos em contato com o banco;
- Mãos segurando a barra além da distância dos ombros.
Execução:
- Descer a barra devagar, inspirando;
- Movimento de retorno, expirando apenas ao chegar com a barra na posição anterior.
Músculos envolvidos:
- Peitoral maior, peitoral menor, tríceps, feixe anterior do deltóide, serráteis anteriores e o coracobraquial. Obs.: o mesmo resultado é atingido com o supino realizado em aparelho especifico (sentado) ou no multi exercitador, usados normalmente para iniciantes atingirem a carga mínima para a prática com barra livre.
SUPINO INCLINADO COM BARRA
Descrição: Esta variação do supino plano coloca uma maior ênfase na parte clavicular (superior) do grande peitoral. O supino inclinado com um ângulo de +45 graus, proporciona uma estimulação 69% mais elevada na “parte superior do peitoral”.
Nota: Quanto maior for o ângulo de inclinação, maior será o grau de participação dos músculos deltóides, especialmente da parte anterior, no movimento.
Tipo de exercício: Movimento composto (poliarticular).
Músculos de ação principal: Grande peitoral (parte clavicular).
Músculo de ação secundária: Tríceps,