Musculação
A musculação quando muito bem orientada e acompanhada por um profissional da área de Educação Física pode ser um estímulo ao crescimento do organismo. A prática de musculação para adolescentes auxilia para um maior desenvolvimento na resistência, força e performance muscular, claro que dependendo do treinamento e do objetivo desejado.
Na opinião do Prof. Fábio Bucheroni, a musculação para os adolescentes é de importância para o crescimento muscular e ósseo, pois a partir de uma carga adequada que não exija muito dos tendões e ligamentos é possível iniciar um processo de adaptação muscular sem prejudica-los. A carga ideal para se começar a musculação pode ser definida de diversas maneiras, mas cabe ao professor responsável avaliá-la e perceber através de seus conhecimentos e "feelling" se realmente esta propícia para o adolescente em questão. Se a carga estiver acima do ideal (pesada), em que o adolescente sinta dificuldade de erguê-la, é melhor prestar atenção, porque quando muito pesada pode prejudicar o crescimento do organismo, forçando suas articulações. Neste caso, se continuar com a carga pesada poderá ocorrer o fechamento precoce dos discos epifisários, interferindo no crescimento. Portanto, a musculação deve ter um acompanhamento e uma orientação constante de extrema importância quanto a resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo de adaptação muscular para os adolescentes. Uma carga ótima é aquela que produz tensão óssea e alongamento na musculatura, auxiliando assim, o crescimento corporal.
De outra forma, esta atividade torna-se um perigo para os adolescentes praticantes, pois acarretaria danos ao desenvolvimento e crescimento do organismo.
Possíveis danos da Musculação ou de qualquer atividade física sem orientação adequada ou em excesso para os adolescentes: [pic]Hipófise: o stress físico prejudica a liberação de hormônios sexuais por essa glândula, retardando o crescimento de