musculacao
A divisão ideal da série de musculação depende do objetivo do aluno e número de séries que serão utilizados na sessão de treinamento. O tempo adequado de recuperação entre as sessões de treinamento é a variável que vai determinar a melhor forma de dividir o programa de musculação. Nesse artigo, vamos discutir como deve ser a divisão da série de musculação de acordo com o objetivo do aluno e estágio de treinamento
Tempo de recuperação entre as sessões de musculação
A divisão do programa de musculação depende do número séries e repetições utilizadas por grupo muscular na sessão de treinamento. Séries de musculação para desenvolver a força máxima com 1 exercício e 5 séries de 6 a 2 repetições precisam de 36 a 48 horas para se recuperarem. Verkhoshansky (2003)
Confira nossos exclusivos programas de musculação: ( grátis por tempo limitado )
Emagrecimento – download
Musculação feminina – download
Musculação para iniciantes – download
Treino de hipertrofia muscular – download
Já séries de treinamento para hipertrofia muscular com 3 exercício e 3 séries de 8 a 15 repetições precisam de no mínimo 96 horas para se recuperarem. Essa diferença no tempo de recuperação é o que vai determinar a forma que vamos dividir nosso programa de musculação. Verkhoshansky (2003)
Essa diferença no tempo de recuperação entre os treinos de força e hipertrofia acontece devido ao tipo de lesão que cada tipo de treino provoca no tecido muscular. No treino de força máxima a carga é alta, mas o desgaste muscular é baixo devido ao reduzido número de repetições. (Bompa,2001)
No treino de hipertrofia a carga é um pouco menor, mas o número de repetições é muito maior e essa diferença no protocolo de treinamento promove um elevado grau de lesão tecidual e exige que o músculo descanse de 48 a 120 horas. (Bompa,2001)
A seguir vou descrever alguns tipos divisão da série de musculação, com o tempo de recuperação entre as sessões de