Musculação
Musculação
Avaliação, acompanhamento rigoroso, esteróides anabólicos devem ser preocupações constantes para o Profissional que pretende se adequar ao mercado
A Musculação desenvolve a capacidade músculo esquelética
(portanto, é uma atividade física anaeróbica), a partir de exercícios contra a resistência ou exercícios em sala de aula.
Os benefícios da Musculação podem ser sentidos em diversos grupos da sociedade. Para os idosos é uma atividade profilática visando a uma melhor qualidade de vida e mais dignidade. No caso dos cardíacos a
Musculação é uma atividade preventiva e de recuperação, já que não sobrecarrega o músculo aeróbico. Até para os diabéticos e os hiper-tensos a Musculação pode levar benefícios, podendo ser realizada sob orientação médica.
3
Prazer ou sacrifício?
Um dos mais conceituados profissionais da área e autor de diversos livros de Musculação e
Hidroginástica, o Prof. Ney Pereira,
Conselheiro do CREF1/RJ-ES e Coordenador de cursos de Educação Física, acredita numa nova filosofia de trabalho. “Hoje começa a haver uma quebra de modelos também na Musculação. As pessoas estão buscando mais equilíbrio entre a academia e o resto das atividades de sua vida cotidiana.”
de obtenção de um corpo tido como perfeito deriva de alguns fatores, entre eles a carga genética do indivíduo. “A busca desenfreada de um objetivo puramente estético está trazendo prejuízos à vida social e à saúde das pessoas”, pondera.
Lesões por musculação
De acordo com o Prof. Ney Pereira, ninguém se machuca por executar exercícios. O que normalmente ocorre é a lesão ser ocasionada pela execução inadequada de exercícios, pelo exagero ou pela utilização de alguma técnica indevida.
A maioria dos casos de lesões na Musculação ocorre por excesso de sobrecarga de trabalho, o chamado “overtraining”. Daí a importância de um profissional gabaritado estar acompanhando e orientando o praticante.
Ele alerta que o ganho da massa