Medida de Pressão
ENGENHARIA CIVIL – 5º SEMESTRE
MEDIDA DE PRESSÃO POR MANOMETROS DE COLUNA DE FLUÍDO
BAURU
2014
1 INTRODUÇÃO
A instrumentação é a ciência que é responsável por desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação, visando sempre aperfeiçoar a eficiência dos mesmos. São técnicas normalmente embasadas teoricamente em princípios físicos e ou químicos e utiliza-se das mais modernas tecnologias de fabricação para viabilização de diversos tipos de medição de variáveis. Dentre essas variáveis, encontra-se a pressão cuja aferição possibilita não só seu controle, como também nos fornece dados suficientes para cálculos de outras variáveis, como por exemplo, diferença de nível, vazão e densidade entre outras.
A medição de uma variável é feita, sempre baseadas em princípios físicos e ou químicos e nas transformações que sofrem as matérias quando sujeitas às alterações impostas por essa variável.
Em relação à pressão, sua aferição pode ser realizada baseando-se em vários princípios, cuja escolha está sempre associada às condições de aplicação. A pressão medida pode ser apresentada pela pressão manométrica, absoluta ou diferencial. Neste ensaio foi escolhida como técnica de aferição de pressão a pressão manométrica, que relaciona a pressão medida com a pressão atmosférica presente no local e foi utilizado para execução do mesmo um manômetro de coluna de fluido, no caso, foi utilizado um manômetro tipo coluna em “U”.
Manômetros são instrumentos simples que medem diferença de pressão entre dois pontos em um fluido incompressível estático através da medição da diferença de elevação entre esses pontos.
O manômetro de coluna liquida tipo tubo em “U” é um dos medidores de pressão mais simples entre os medidores para baixa pressão. É constituído por um tubo de material transparente (geralmente vidro) recurvado em forma de U e fixado sobre uma escala graduada. Contém em seu interior um