Métodos Científicos
O método e os métodos
Método e métodos situam-se em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, à sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam.
Com uma contribuição às tentativas de fazer distinção entre os termos, diríamos que o método se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. a) método indutivo- cuja aproximação dos fenômenos caminha geralmente para planos cada vez mais abrangente, indo das constatações mais particulares às leis e teorias. b) método dedutivo- que, partindo das teorias e leis, na maioria das vezes prediz a ocorrência dos fenômenos particulares. c) método hipotético-dedutivo- que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula a hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição de ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese. d) método dialético- que penetra o mundo através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. Método Histórico
Promovido por Boas. Partindo do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, é importante pesquisar suas raízes, para compreender sua natureza e função. Assim, o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influência na sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época.
Método Comparativo Empregado por Tylor. Considerado que o estudo das semelhanças e diferenças