Metodo cientifico
A ciência, no estado em que se encontra, é o resultado de tentativas ocasionadas e de pesquisas cada vez mais metódicas e científicas nas etapas posteriores.A ciência é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos.
A ciência, nos moldes em que se encontra hoje, é relativamente recente. Só na idade moderna da história adquiriu o caráter cientifico que tem atualmente. Entretanto, desde o inicio da humanidade já se encontravam os primeiros passos rudimentares de conhecimentos e de técnicas que constituiriam a futura ciência. O espírito científico age naturalmente e é formado em qualquer época ou circunstância, não apenas em laboratórios ou em pesquisas de campo. Para alcançarmos o progresso da ciência e da humanidade devemos investir no estudo, na pesquisa e na construção do conhecimento entrelaçado ao desenvolvimento do espírito científico perspicaz, rigoroso e objetivo. O método científico é importante para construir um novo conhecimento ou corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
1.1- O Conhecimento e seus níveis
O homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre eles e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,quando investiga cientificamente. Ora, não é possível fazer um trabalho cientifico sem conhecer os instrumentos. E esses se constituem de uma serie de termos e de conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeitos das atividades cognoscitivas que nem sempre entram na constituição da ciência, de processos metodológicos que devem ser seguidos, a fim de chegar-se a resultados de cunho cientifico e, finalmente, é preciso imbuir-se de espírito cientifico. O que é conhecer? È uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e objeto conhecido. No