Especialidade de cães
EN-16
O Nome científico do cão doméstico é: Canis Familiaris
Algumas características peculiares da família dos cães, principalmente todos os cães domésticos são: Amigos, Companheiros, Leais, Fiéis, adestráveis, brincalhão, protetores, têm excelente audição e olfato e, infelizmente, vivem pouco (em relação ao homem). Os ariscos são decorrentes da má criação.
Algumas raças de cães fazem parte da família dos selvagens como: Lobo-cinzento, Lobo-guará,
Chacal, Dingo, Raposa, Coiote, etc. (pesquisar mais...)
Pedigree é um documento que atesta as características do animal como raça, variedade e pelagem (tipo e cor e dar posse a um dono. Algumas raças possuem pedigree reconhecidos como: Afegão, Basset,
Beagle, Boxer, Bulldogue, Chihuahua, Chow-chow, Cocker, Collie, Dálmata, Dobermann, Dogue Alemão,
Fila Brasileiro, Fox Terrier, Husky Siberiano, Labrador, Mastin Napolitano, Mastiff, Pastor Belga, Pitt
Bull, Poodle, Rotweiller, São Bernardo, Setter Irlandês, Sheepdog e Yorkshire.
Os cães contribuem ao homem de diversas formas, como: guia de cegos, farejador de drogas, guarda residencial, pastor de ovelhas, auxiliar de polícia, companheiro para pessoas mais solitárias ou idosas, puxar trenós e etc...
A menor raça de cães é sem dúvida o Chihuahua. A raça que atinge a maior estatura é o Dogue
Alemão. Não é o Mastiff ou São Bernardo.
Alguns animais possuem valor para o homem como o pastor Alemão é muito utilizado como guia para cegos e o São Bernardo como auxiliar para os esquimós, procurar pessoas na neve e etc. Assim como o Collie como pastor de ovelhas. Atenção: não existe cão da raça esquimó ou guia de cegos.
Em tempos de guerras os cães podem contribuir de forma especial. Nas guerra os cães podem farejar bombas, servir de mensageiros, cuidar de armazéns, saltar de pára-quedas no campo inimigo, carregar armas e além de combater diretamente no front. O pastor Alemão era muito utilizado para isso.
Existem cães que são classificados