Relatorio avaliação e calibração de instrumentos de medida
Nas atividades de laboratório é de extrema importância saber escolher o instrumento e usá-lo corretamente, atentando sempre às medidas a serem trabalhadas. São usadas, em laboratório, várias vidrarias para a manipulação de substâncias. Em todos os experimentos laboratoriais, há necessidade da determinação precisa das medidas a serem usadas. Porém, todas as medidas físicas possuem certo grau de incerteza. O equipamento usado e o manipulador podem impor limitações na medida feita. Assim, o valor número resultante da medida experimental, terá uma incerteza associada a ela, ou seja, um intervalo de confiabilidade de erro experimental.
Além da escolha da vidraria correta para o experimento pretendido, tem-se que verificar as condições em que o tal se realiza, pois existem fatores que interferem na calibração e/ou reação de determinada vidraria e/ou equipamento, entre eles estão a falta de higienização, alterações na pressão atmosférica e o aquecimento de um equipamento não recomendado para tal tarefa.
Objetivos da Experiência:
Verificar a precisão de diversas vidrarias e a partir dos resultados identificar qual a mais adequada para cada experimento.
Experimental:
Foram realizadas pelos alunos com a supervisão da professora algumas comparações de precisão de determinadas vidrarias, sendo elas:
Proveta x Becker x Erlenmeyer;
Bureta x Pipeta Volumétrica;
Calibração de três Balões Volumétricos.
Modo de desenvolvimento das comparações:
Cada grupo de vidraria foi testado e observado separadamente, mas todos seguiram um mesmo roteiro.
De início cada vidraria vazia era pesada e tinha seu peso anotado, após era preenchida com água deionizada com o volume indicado pela professora e em seguida, era pesada novamente.
Foi necessário determinar a temperatura ambiente para que fosse possível realizar alguns cálculos. O termômetro foi colocado dentro de uma vidraria que continha água, passado três minutos foi retirado e verificada a temperatura.