Mudar é Aprender e Educar
Quando queremos mudar o mundo, é preciso primeiro ter a consciência que não basta querer, é necessário saber querer, saber aprender, saber ensinar e educar. Dentro deste querer, temos uma série de conceitos atrelados, que nos levam a esta tal mudança.
Um dos principais conceitos é a filosofia que examina a concepção da humanidade e orienta a pedagogia a refletir sobre suas técinicas e seus métodos para atingir seus objetivos, obtendo uma melhor estratégia para uma melhor educação.Junto com a filosofia temos o conceito do senso comum, que é o conhecimento herdado por nosso grupo social sem comprovação científica, ou seja, o professor tem que trazer a herança/conhecimento do aluno para a sala de aula e se for necessário transformar ou construir em cima destes conhecimentos do cotidiano, utilizando sempre o bom senso para educar. Para mudar o mundo não basta somente os estudos, a teoria, temos que ter os valores, as vivências para aprender e evoluir constantemente.
Um outro tipo de conceito que contribui para mudar o mundo é a ciência, não tão mais importante que os conhecimentos abordados acima, mais que trouxe um conhecimento com bases científicas, trazendo maior compreensão da realidade, melhorando as bases do ensino e da técnologia.
Filosofia, Senso Comum, Ciência entre outros conhecimentos contribuem para a educação que “não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho”(ARANHA, 2006, p.31), agregando ao conhecimento a vivência do cotidiano, o esclarecimento científico e gerando uma excelente educação. O professor tem que ter estes conceitos bem definidos, pois somente ele é capaz de transformar a escola em um ambiente repleto de informações e coloca-los em prática, capacitando os alunos com ensino de qualidade.
Portanto, mudar é preciso, mais saber como mudar é fundamental. Não há como estruturar nenhuma