ADM01021 3
Prof. Dr. Marcelo Flório
Conscientização Ecológica
Conscientização Ecológica
É a conscientização ecológica que educa o sentido da vida das pessoas e pode despertar a população para uma nova relação saudável com o planeta. E não é na idade adulta que se cria a sensação de pertencimento ao universo, é na infância que o homem inicia a busca de respostas ao que se é, ao que se busca no mundo e, desse modo, o ser humano começa a definir o sentido de sua existência.
A educação coloca questões filosóficas no aprendizado do indivíduo sobre o universo e o conscientiza ecologicamente para a vida toda.
Segundo Gadotti:
“A sensação de pertencimento ao universo não se inicia na vida adulta e nem por um ato de razão. Desde a infância, sentimo-nos ligados a algo que é muito maior do que nós. Desde criança nos sentimos profundamente ligados ao universo e nos colocamos diante dele num misto de espanto e de respeito.
(2008, p. 61).
O conhecimento de si mesmo e do universo é uma busca incessante, que precisa ser despertada: “A educação pode ter um papel nesse processo (...), mas também se souber trabalhar ao lado do conhecimento, essa nossa capacidade de nos encantar com o universo” (idem, p. 61)
2
Conscientização Ecológica
Universidade Anhembi Morumbi
As implicações das escolhas humanas
Diante da degradação da vida no planeta, a educação pode conscientizar o homem a fazer escolhas humanizadas e entender as implicações de determinados atos que podem comprometer a natureza e o próprio ser humano. Nesse sentido, o homem necessita de uma pedagogia da terra em seu cotidiano:
“Precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, prisioneiro de uma cultura cristã predatória, não poderemos mais falar da terra como um lar, como uma toca, para o bicho-homem” (idem, p. 62)
Caso o homem não desenvolva uma nova relação com a terra, esta será apenas considerada o espaço do seu