Trabalho Estruturas De Mercado
ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Erechim
2014
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho individual com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do segundo semestre.
Erechim
2014
Introdução
Vamos analisar a estrutura de oligopólio, que domina o setor supermercadista no Estado do Rio Grande do Sul, e também as demais estruturas de mercado. As Medidas Descritivas, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Técnicas de Amostragem Probabilística, Números Índices e Deflação de Dados, também serão descritas neste trabalho. O Capitalismo, considerado um monopólio nos dias atuais, vem crescendo e vamos ver as implicações sociais que podem surgir com esse fato.
Principal estrutura de mercado apresentadas no texto e as demais estruturas de mercado No texto é possível perceber que a principal estrutura de mercado, no setor supermercadista do Rio Grande do Sul é o oligopólio. Segundo a pesquisa apresentada, existem apenas quatro grandes empresas que atendem as necessidades de muitos consumidores, uma descrição clara do oligopólio. Podemos reconhecer três estruturas de mercado:
• Concorrência perfeita – Muitos compradores e muitos vendedores.
• Oligopólio – Número reduzido de vendedores diante de muitos compradores.
• Monopólio – Um só vendedor frente a muitos compradores. A Concorrência perfeita visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. A definição de Concorrência perfeita se dá pela união simultânea de quatro condições: Homogeneidade do produto – requer que o produto de um determinado vendedor seja o mesmo que o produto de qualquer outro vendedor. Atomicidade – requer que cada participante de um determinado mercado seja um comprador ou um vendedor e seja tão pequeno em relação a este