A FUN O DA EDUCA O SOB A TICA DE DURKHEIM
Emile Durkheim (1858 a1917) foi um sociólogo francês que se dedicou a estudar a sociedade da sua época por meio dos fatos sociais tomando como exemplo a educação. A sociedade de Durkheim enfrentava os desafios e contradições provocados pelo advento da revolução francesa que assolava a sociedade da época. O sociólogo concentrou suas reflexões sobre a natureza e os impactos desta nova fase sobre a mesma.
Durkheim, um dos fundadores da sociologia, empenhou- se em estudar as transformações sociais da sua época; viveu em um período histórico conturbado, marcado por crises econômicas, crescente urbanização da sociedade e a construção gradativa da Primeira Grande Guerra Mundial e os desdobramentos dos conflitos econômicos das grandes potências mundiais em busca de novos mercados, para a troca de mercadorias e acesso a matérias primas. Esse processo social foi acompanhado pela grande crise econômica de 1870, uma crise de superprodução de mercadorias acompanhada do crescimento da miséria, violência e falências de várias empresas.
A função de reprodução de um modelo social que outrora ficava a cargo da igreja no período medieva, agora passaria para as mãos dos sociólogos, caberia a eles a restruturação social, estabelecendo normas e regras que regerão essa nova sociedade industrial. Durkheim acreditava que a natureza do caos da sua época não era econômica e sim moral, devendo a educação reorientar o comportamento dos indivíduos, ele afirmava que os valores morais era um dos elementos eficazes para neutralizar a crise de paradigma que essa nova sociedade sofria. Em “Educação e Sociologia” Durkheim afirma que:
A influência das coisas sobre os homens é diversa daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma geração sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. É esta relação que Durkheim denomina como Educação. A educação é em essência, um fenômeno social que