RESUMO ATPS Teoria Da Adminstra O Etapa 1 E 2
1966 palavras
8 páginas
“FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO”São Bernardo do Campo – set.2012
INTRODUÇÃO
Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos, assim surgiram às primeiras empresas tradicionais, da época dos assírios, babilônios, fenícios etc., que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados até hoje pelos teóricos da administração e com o surgimento das grandes empresas, a história da administração é uma história de governos, cidades, exércitos ou organizações religiosas. As grandes empresas surgem a partir da Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII estendendo-se ao longo do século XIX e chegando ao começo do século XX, quando surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano e Henri Fayol que era francês, entre outros que após o trabalho destes percussores das teorias da administração continuam evoluindo e com teorias diversas.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE NAS TAREFAS
A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge à arte e o exercício de administrar. O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar. A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, primeiro, o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação, segundo, necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para iniciar à intensa concorrência e competição no mercado.
Habilidades humanas na administração, a administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após