Aula 02 Ensino Aprendizagem E As Novas Tecnologias
Começando por uma apresentação, o Prof. Moran destaca a educação como a colaboração entre professores e alunos nas escolas e organizações de forma que suas vidas sejam transformadas em processos permanentes de aprendizagem.
Ajudando os alunos na construção da sua identidade, no caminho pessoal e profissional, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação, tornando-os capazes de encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho, transformando-se em cidadãos realizados e produtivos.
Nas organizações educacionais ou empresariais, segundo o autor, deve-se buscar o equilíbrio entre a flexibilidade e a organização.Com a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade), procuramos adaptar-nos às diferenças individuais, respeitando os diversos ritmos de aprendizagem, e integrando as diferenças locais e contextos culturais. Com a organização (onde há normas e maior rigidez), busca-se gerenciar as divergências, como tempo e conteúdo. Poderemos progredir adaptando os programas previstos às necessidades dos alunos, fazendo uma conexão direta com o cotidiano e o inesperado, transformando a sala de aula em uma comunidade de pesquisa.
Assim, o autor nos apresenta diferentes formas de ensinar para pessoas diferentes.
Partindo do princípio de que ensinar e aprender hoje exige uma maior flexibilidade de espaço e tempo, defende-se a ideia de menor quantidade de conteúdos fixos e processos de pesquisa mais abertos. Como existem muitas informações disponíveis, temos uma grande dificuldade em escolher quais são significativas para nós e para integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida. O professor, então, não é o detentor do saber e a aquisição da informação, dos dados dependerá