Mudança e Comportamento Organizacional
Administração de Empresas
A mudança vem para melhorar o desempenho de uma organização. Em períodos de crise as mudanças são sempre a melhor decisão a ser tomada. Mas as necessidades não dependem apenas do ambiente físico, mudança de maquinas se as pessoas que irão comandar essas maquinas e desempenhar as atividades não mudarem seu modo de agir e pensar. Para que uma mudança tenha efeitos positivos para a organização todos como num conjunto tem que mudar. Esse é o grande desafio que a empresa vem passando. Estão se tornando mais flexíveis as mudanças do mercado de trabalho, pois se não acompanharem perdem lugar no mercado por alguma nova empresa.
Para Kurt Lewis as mudanças ocorrem em três etapas: Descongelamento - é quando as pessoas deum grupo ou organização passam a entender e aceitar a necessidade da mudança. Deixando as velhas ideias para ser substituídas por novas, que devem ser aprendidas; Mudança – e a fase que as novas ideias e práticas são aprendidas de maneira que as pessoas passam a pensar e executar de uma nova maneira. É a descoberta e adoção de novas atitudes; Recongelamento – O que foi aprendido foi integrado a pratica atual. É a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de forma que ele se torne a nova norma.
O processo de mudanças se desenvolve dentro de um campo dinâmico de forças que atuam individualmente em vários sentidos. Algumas dessas forças agem positivamente, em quanto outras agem negativamente em relação a mudanças. Assim, a mudança é o resultado da competição entre forças impulsionadoras e forças restritivas. Quando uma mudança é introduzida, algumas forças a impulsionam e favorecem, quanto outras forças a dificultam ou provocam resistências. Para implementar a mudança, torna-se necessário analisar forças que atuam nela, afim de remover ou neutralizar as forças restritivas que a impedem de