Comportamento organizacional visão sistemica mudança
A Intel faz isto. Como também a Microsoft, a Motorola, a W.L. Gore & Associates, a South¬west Airlines, a Ben & Jerry's Homemade, a Hewlett-Packard, a Lincoln Electric e a Starbucks. O que elas fazem? Essas empresas possuem estratégias do tipo "as pessoas em primeiro lugar".
Existe uma crescente evidência de que as organi¬zações bem-sucedidas colocam as pessoas em primeiro lugar. Por quê? Os executivos astutos perceberam que seus funcionários representam sua única verdadeira vantagem competitiva. Os concorrentes podem igua¬lar a maioria de seus produtos, processos, locações, ca¬nais de distribuição e outros aspectos. O que é muito mais difícil de ser emulado é uma força de trabalho formada por gente altamente capacitada e motivada. A característica que diferencia as empresas bem-suce¬didas na quase totalidade dos setores da economia é a qualidade das pessoas que elas são capazes de conse¬guir e manter.
Quais são as práticas que diferenciam essas em¬presas? Podemos listar pelo menos quatro: (1) elas valorizam a diversidade cultural. Buscam ativamente uma força de trabalho com diversidade, seja de raça, faixa etária ou sexo. (2) Elas são amigáveis à família. Ajudam seus funcionários a equilibrar suas responsa¬bilidades profissionais e pessoais, através de progra¬mas como o de horários flexíveis de trabalho e o de instalação de creches. (3) Elas investem no treina¬mento de seus funcionários. Essas organizações in¬vestem pesadamente para garantir que a capacitação de seus funcionários esteja sempre atualizada. Isto não apenas assegura que estes estarão aptos a lidar com os processos e tecnologias mais avançados, mas também que se manterão atualizados para o mercado de trabalho. (4) Essas empresas fortalecem seus fun¬cionários. A autoridade e a responsabilidade são transferidas para os níveis rnaís baixos da estrutura da organização.
As organizações que colocam as pessoas em pri¬meiro lugar possuem