Comportamento Organizacional - Mudança Organizacional
CAMPUS – SANTA CRUZ
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
RIO DE JANEIRO
2013
JANIFER MARQUES
MARCO ANTONIO
MAIRA DINIZ
LAYS PAZ
VIVIANE SANTANA
MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional da universidade Cândido Mendes.
Professor Beny Almeida
RIO DE JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre as mudanças ocorridas dentro de uma organização, tanto cotidianas quanto emergentes.
Está organizado em três fases. Na fase 1 abordamos como ocorre a mudança, na fase 2 quais são os princípios, na fase 3 as Habilidades de mudanças gerenciais, na fase 4 Benefícios de uma mudança positiva, na fase 5 as necessidades das mudanças e para finalizar na parte 6 a resistência que a mudança causa nos indivíduos e na empresa.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
A MUDANÇA
As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo corporativo não é diferente.
Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. As pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois toda mudança envolve algum tipo de perda, sendo comum enxergar mudanças como sendo um perigo ou ameaça.
PRINCÍPIOS
Mudança organizacional é o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar.
Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional.