Análise sobre o conceito de cultura
ADEMAR BORGES PEREIRA NETO
DIEGO A. NEVES
FELIPE GRECHI BARBOSA
ISABELA PEREIRA
RAÍSSA CRUZ
1- Expliquem, em linhas gerais, as principais características do conceito de cultura dado pelos evolucionistas.
Keesing analisa vários antropólogos evolucionistas, como Sahlins, Harris, Carneiro e as sintetiza em quatro aspectos gerais, que servem para formulação conceitual do que é cultura para os evolucionistas.
Culturas são sistemas adaptativos transmitidos socialmente, nesses sistemas estão às normas sociais, organização econômica, formas de governo e de agrupamento social, crenças, etc.
A adaptação cultural segue as mesmas regras da adaptação evolutiva, o homem adaptasse ao meio ambiente circundante através da cultura.
Os aspectos ligados a sobrevivência, como tecnologia, economia de subsistência e produção são os aspectos mais adaptativos da cultura, em outras palavras são os aspectos mais essenciais a vida humana e os principais meios pelos quais o homem adaptasse culturalmente ao meio ambiente.
As ideologias presentes em uma cultura podem interferir no modo como essa mesma cultura se adapta ao meio ambiente.
2- A partir da leitura de Roger Keesing, quais são as três diferentes abordagens com relação às teorias idealistas da cultura?
Keesing apresenta primeiramente o trabalho dos chamados novos etnólogos que consideram a cultura como um sistema cognitivo, seria basicamente “tudo aquilo que alguém tem que conhecer e aceitar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade”. Cultura equivale aqui a linguagem.
O Estruturalismo de Levy Strauss é apresentado em seguida, faz se uma breve menção sobre pela busca de estruturas inconscientes que controlam o pensamento e consequentemente o desenvolvimento e a manifestação cultural, a cultura é vista como um sistema simbólico acumulativo, regido por estruturas inconscientes.
A terceira abordagem trata