MOTIVAÇÃO DO CONCEITO ÀS APLICAÇÕES
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2º PERÍODO – NOITE
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO
DO CONCEITO ÀS APLICAÇÕES
Grupo:
Setembro/2013
1. INTRODUÇÃO
Várias são os conceitos que definem ‘Motivação’ na ciência da administração, não havendo aquele que seja exato, vez que a ‘motivação’ é utilizada em vários sentidos. De forma geral, motivação é todo algo que estimula o indivíduo a agir (omissão ou reação) de determinada forma, ou que, ao menos, dê origem à disposição de realizar um determinado comportamento específico, podendo ser decorrente de um estímulo externo, ou de um processo mental intrínseco daquele.
O comportamento dos indivíduos dentro da organização depende de fatores internos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções, de valores etc.) e externos (decorrentes do ambiente que envolve das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticas, de coesão grupal existente etc.), revelando-se em um verdadeiro emaranhado de fatores influenciáveis, interjetivos entre si.
Existem vários estudos sobre a influência da motivação sobre o comportamento humano. Apesar de que este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a este é dado tanta importância porque a motivação atua sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais.
As necessidades humanas, caracterizadas como forças ativas e impulsionadoras do comportamento, apresentam uma enorme variação. Isto porque as pessoas são diferentes entre si, possuem necessidades diferentes e estas, por conseguinte, causam padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.
Cratty, em sua obra referenciada ao final, relata que o