A INCIDÊNCIA DO STRESS NA INSÔNIA
Turma PS2A41
Trabalho de APS
Profª Regina Pinho
A INCIDÊNCIA DO STRESS NA INSÔNIA
Eli Machado
Mariane Melo
Mariana Criso Ferreira
Gabriela Dias
A INCIDÊNCIA DO STRESS NA INSÔNIA
Trabalho sobre Estados de Consciência para a disciplina APS – Atividades Práticas Supervisionadas, no curso de graduação em Psicologia apresentado à Professora Regina Pinho Universidade Paulista – UNIP.
SÚMAR
1.1 INTRODUÇÃO 2
1.2 Apresentações do Tema 2
1.3 Objetivo 2
1.4 Hipótese 2
1.5 Justificativa 2
2.1 MÉTODO 3
2.2 Material 3
2.3 Procedimento 3
2.4 Palavras-chave 3
3.1 RESULTADOS 4
3.2 O sono 4
3.3 Insônia 5
3.4 Stress 6
3.5 Stress e a insônia 7
4.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
5.1 ANEXO 11
5.2 REFERENCIAS.......................................................................................... 18
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 Apresentações do Tema O tema apresentado pode ser caracterizado pelo ciclo formado pelo stress e o distúrbio do sono caracterizado insônia. De acordo com as bibliografias pode-se concluir que o stress causa a insônia, que por sua vez, causa ou amplia o próprio stress no dia a dia dos indivíduos.
1.3 Objetivo Tendo como tema abordado a incidência do stress na insônia, o grupo tem como objetivo via levantamento da literatura, sanar a dúvida sobre a ligação entre stress e a interrupção do sono normal. O grupo percebeu a importância do tema tanto para os profissionais da área de psicologia quanto para os pacientes que sofrem destas indisposições.
1.4 Hipótese A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo. A insônia pode estar relacionada diretamente ao estresse?
1.5 Justificativa O grupo decidiu que o determinado tema deve receber atenção, pois alem de atingir grande parte da sociedade, muitas vezes é