elaboração
Dentre as inúmeras variáveis que fazem parte da economia de um país, uma das mais importantes é a taxa de juros. A partir da taxa básica da economia, monitorada e controlada pelo Banco Central do Brasil, o custo do dinheiro é estabelecido. Atualmente, no Brasil, não é incoerente afirmar que a maioria das oportunidades para o consumidor de compra no varejo tem algum tipo de juros embutido e não divulgado, principalmente se a forma de pagamento oferecida pela empresa for parcelada e sem juros.
Ao identificar os juros praticados pelo mercado, você, consumidor, internaliza a importância de comprar a vista. Agindo desse modo, a situação se inverte, e você acaba aplicando seu dinheiro na própria compra. Aos poupadores, saber identificar o rendimentos de suas aplicações e com ele realizar planos futuros é um excelente negócio. Aos tomadores, escolher a fonte de empréstimo mais barato é imprescindível a quem deseja recuperar a saúde financeira. Portanto, quanto mais juros se paga, menos o consumidor tem disponível para poupar e, sem querer, ele contribui para o aumento da transferência de renda dentro do país.
Valor presente e valor futuro
Fn=p(1+i)n
P representa o valor presente da operação. O valor futuro fn que é dado, deve ser descontado á taxa i (expressa em sua forma centesimal) n vezes de forma composta(juros sobre juros)
P=fn/(1+i)n
Fn representa o valor futuro ou final de uma operação cujo valor presente p foi acrescido da taxa i (expressa em sua forma centesimal ) n vezes de forma composta (juros sobre juros).
Seqüência uniforme de pagamentos postecipados
P=PMT x (1+i)n-1/i x(1+i)n
P representa o valor presente de uma sequência de pagamentos uniformes postecipados PMT,construído em função de uma taxa i (expressa em sua forma centesimal ) e do tempo n vezes de formas composta (juros sobre juros) .
1. PMT =P X [i x(1+i)n/(1+1)n -1]
PMT representa o valor da parcela em uma sequência de