FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Material Complementar:
“Breve histórico do ensino de Ciências Naturais: Fases e Tendências Dominantes”. Disponível em: http://www.edilsonsantos.pro.br/ciencias.html
Questão Dissertativa:
Após realizar a leitura e análise do texto, responda as questões:
Explique a relação que existe entre a crise econômico/energética da década de 1970 e o ensino de ciências naturais no Brasil..
Explique a frase “O simples experimentar não garante a aquisição do conhecimento científico”.
Com base no texto de Edilson Santos, antes da promulgação da LDB nº 4024/61 o ensino de ciências era ministrado somente nas duas últimas séries do antigo ginásio. Com a LDB de 61 essa lei se tornou obrigatória á todas as séries ginasiais.
Nos anos 70, com a LDB nº 5692/71 tornou-se obrigatório o ensino de ciências naturais nas oito primeiras séries do primeiro grau. Nesta década instalou-se uma crise energética pelo aumento exagerado do petróleo por ser a fonte energética da qual dependiam os países industrializados, gerando uma enorme crise econômica. Contudo o estudo do meio ambiente e saúde estavam presentes em todos os currículos de ciências naturais.
Na década de 1980 o ensino de ciências é visto como a tecnologia utilizada para o bem-estar da sociedade (inicio da construção do conhecimento científico). De 1990 até hoje a aprendizagem só é possível graças a participação efetiva do aluno em construir o seu conhecimento, assim as idéias que o aluno traz consigo tem papel importantíssimo no processo de ensino-aprendizagem. “O simples experimentar não garante a aquisição do conhecimento científico”.
O processo de ensino-aprendizagem ocorre com a participação efetiva do aluno com o auxilio do professor, que direciona o caminho por onde o aluno deve prosseguir. Contudo, é necessário um conhecimento teórico (com embasamento científico), esclarecer dúvidas e também fazer experimentos, pois o ensino de ciências tem inúmeras