elaboração
Descrição dos tópicos
1) IDENTIFICAÇÃO (tópicos que serão parte da capa e contracapa) inclui:
a) Título do projeto: Deve ser conciso, mas descritivo. Basear-se no tema ajuda, mas é preciso ser mais específico no título que no tema. O título deve incluir palavras-chave da pesquisa. É, provavelmente, a frase isolada mais importante de todo o projeto.
b) Nome, titulação e instituição do pesquisador/ cursista.
c) Local de realização de estudo.
2) INTRODUÇÃO: Processo de seleção do assunto; apresentação do tema a ser estudado/ pesquisado.
Exemplo: O tema em estudo é bom aluno. Segundo Barnes (1995), o bom aluno é aquele que... Para o autor o bom aluno precisa... A meu ver ser um bom aluno exige... Meu interesse por esse tema é devido... (OBSERVAÇÃO: A forma como a introdução é descrita na página 43 parece que se refere à introdução da monografia já no final de sua elaboração).
3) PROBLEMA OU QUESTÃO DE PESQUISA: Pode ser feita, em continuidade, com a introdução. Deve-se primeiro introduzir o problema, apresentando a situação que está causando o interesse pela pesquisa: uma ausência, uma falta/carência, dificuldades sentidas/ observadas, uma mudança, uma descontinuidade, uma crise, uma contradição, afastamentos, desinteresses, despreparo, desconhecimento, dúvidas, etc. É preciso definir o desafio que motiva a pesquisa, o que você detectou como problemático e deseja estudar para desvendar, compreender e/ou transformar. Deverá vir acompanhada da questão de pesquisa principal ou do problema de pesquisa, além de outras questões de pesquisa relacionadas com a questão principal. As questões de pesquisa vão ajudar a compreender o problema mais geral e o objetivo de pesquisa e terminam por apontar os métodos a serem utilizados no desenvolvimento do trabalho.
Exemplo: Tenho observado que as instituições de ensino não se voltam para a questão. Há uma ênfase em se pensar o bom aluno com base apenas