Elaboração
É procurar respostas para inquietações, ou para um problema.
Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (MINAYO, 1993).
É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico (GIL, 1999). O QUE É PESQUISA?
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Do ponto de vista da sua natureza.
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema.
Do ponto de vista de seus objetivos.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados.
NATUREZA DA PESQUISA Pesquisa Básica
Gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa Aplicada
Gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
FORMA DE ABORDAGEM Pesquisa Quantitativa
Traduz em números, opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos.
Pesquisa Qualitativa
Considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é foco principal.
OBJETIVOS Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou a construir hipóteses. Pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Pesquisa Descritiva: envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Assume a forma de levantamento.
Pesquisa Explicativa: explica o porquê das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Assume a forma de Pesquisa experimental.
DIFERENTES PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa Bibliográfica: a partir de