- Capitulo 4 - Requisitos de Software
1
4- Requisitos de Software
4.1- Introdução
Após compreender o que é e para que sirva a Engenharia de Software, a porta de entrada para o desenvolvimento de qualquer sistema são seus Requisitos, a forma de obtêlos e todo o que gira em torno deste item tão importante para o desenvolvimento de software. Mas a final, o que é Requisito? A palavra requisito é definida no dicionário da língua portuguesa como condição necessária para obtenção de certo objetivo ou para preenchimento de certo fim (Ferreira, 1993). Na verdade pode-se são as necessidades que se tem para se resolver um determinado problema.
Na nossa área Requisito de Software é na verdade tudo o que se precisa para tornar uma ideia em um programa executável.
Alguns autores definem Requisitos da seguinte forma:
Peters e Pedrycz (2001) definem que “Um requisito de software é uma descrição dos principais recursos de um produto de software, seu fluxo de informações, comportamento e atributos. Em suma requisito de software fornece uma estrutura básica para o desenvolvimento de um produto de software”.
Os mesmos autores citam que “O grau de compreensibilidade, precisão e rigor da descrição fornecida por um documento de requisitos de software tende ser diretamente proporcional ao grau de qualidade do produto resultante”.
Sommerville (2005) cita que o “Termo requisito não é utilizado pela indústria de software de forma consistente. Em alguns casos, um requisito é visto como uma declaração abstrata, de alto nível, de uma função que o sistema deve fornecer ou de uma restrição do sistema. No outro extremo ele é uma definição detalhada, matematicamente formal, de uma função do sistema”.
O que o autor cita é que existe uma grande distância no que se refere aos requisitos, que pode ser algo simples ou algo muito complexo, ficando difícil mensurar isto. O mesmo autor antes citado trata dos requisitos funcionais e não funcionais, que serão vistos no