Metafísica e Ontologia
Doutrina da essência das coisas.
Conhecimento das causas primárias.
Teoria das idéias.
Conhecimento geral e abstrato.
Abstração.
Caráter do que é abstrato.
Fig. Subtileza ou transcendência no discorrer.
Metafísica a palavra vem do grego, Meta-alem / Física- natureza, É um campo da Filosofia que se preocupa com a essência das coisas tipo: o que é real, o que é natural, e o que é sobrenatural. Ocupa-se também da relação do homem com a sua própria existência e a sua relação com o Tempo, Espaço, Causalidade e Possibilidade.
É algo além da física, ou seja, não faz parte do mundo das coisas, da matéria.
Kant discute métodos para ser aplicados num estudo da própria metafísica!
O grego Aristóteles foi o filósofo que pensou e produziu mais conhecimentos sobre metafísica na antiguidade. Já na época Moderna, podemos destacar os estudos do matemático e filósofo frânces René Descartes.
Nascimento da metafísica
A metafísica nasceu na antiguidade, inicialmente se confundia com o que depois seria chamado de teoria do conhecimento, indagando sobre o que é a realidade, assim como esta realidade poderia ser conhecida.
Entretanto, quando os gregos começaram a buscar explicações racionais para a origem do mundo ordenado, o cosmos, o panorama se alterou.
Foi originada a cosmologia, a busca pelo principio ordenador da natureza, a força que provocava mudanças, chamada "physis".
Assim, a física seria uma explicação racional para a natureza, propiciando o entendimento do universo.
Uma concepção que deu origem a metafísica no ano 50 a.C, quando Andrônico de Rodes, ao classificar as obras de Aristóteles, cunhou a palavra, unindo o termo “meta” (depois de, após, acima de) com “física” (explicação racional da natureza).
A metafísica passou a significar, portanto, aquilo que está acima das explicações racionais da natureza, o que Aristóteles chamava de “filosofia primeira”, o estudo do “ser” enquanto “ser”.
Algo que depois seria chamado