Moral e ética
Ética vem do grego Ethos que significa hábito. Moral vem do latim Mores que significa hábito, costumes. Do ponto de vista filológico a origem é a mesma. Entretanto, Moral e Ética diferem em diversos aspectos. A Moral se relaciona com a realização do homem. Sartre afirmava que “o homem, antes de mais nada, é o futuro do homem”. A busca por ser mais é o que motiva e dá significado à sua existência. Ser moral é se realizar como ser humano. Há quem veja a moral como algo ligado a regras e proibições, algo que tolhe a ação do homem. Mas é exatamente o contrário. Tomás de Aquino afirmava que a moral é o ser do homem, é a doutrina sobre o que o homem é e está chamado a ser.
A Moral tem como uma de suas características ter um caráter prático imediato, pois faz parte da nossa vida cotidiana e rege as nossas ações. Também tem caráter restrito, pois pertence a indivíduos/comunidades/sociedades, variando entre eles. É histórica, pois evolui ao longo do tempo e é relativa, pois cada indivíduo possui a sua concepção de moral.
Em contrapartida, a Ética é uma reflexão filosófica da moral, é a ciência da moralidade. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral. O autor do texto usa uma metáfora para definir e diferenciar a Ética e a Moral chamada a casa e o caos. Na metáfora, a Ética é o alicerce da casa: as vigas, o telhado, as paredes, o assoalho. São os princípios, os fundamentos da Ética, necessários para que ela se sustente. A Moral são os costumes estabelecidos, as normas de