Senhor
-------------------------------------------------
Este documento tem como objectivo descrever e exemplificar as operações que podem ser executadas no armazém.
* Movimentos de Armazém
Um movimento de armazém constitui uma operação que resulta numa modificação de stock.
Existem dois tipos de movimentos de armazém: de entrada e saída
Os primeiros englobam todos os movimentos que originam aumentos de quantidades em stock. Uma entrada de materiais de consumo resulta num aumento do stock existente no armazém, desde que se tratem de materiais geridos em quantidades. A recepção de materiais é feita com base na nota de encomenda, que posteriormente origina uma guia de remessa, uma guia de circulação ou uma factura. Assim, correspondem a situações de entrada de material: recepção de material encomendado e devoluções de materiais. Um movimento de entrada de mercadorias é sempre efectuado tendo por base um pedido de compra/aquisição.
Os movimentos de saída englobam todos os movimentos que originam a saída de materiais como por exemplo, saídas para centro de custo. Uma saída de materiais resulta numa redução do stock em armazém. Neste sentido, identifica-se a seguinte situação referente à saída de material: saídas para consumo interno.
A saída de materiais do armazém deverá ser feita tendo como suporte as requisições de materiais.
Todas as guias de entrada e saída são arquivadas por anos, e ficam organizadas por ordem de numeração das respectivas guias.
* Recepção dos artigos
Para todos os materiais recepcionados são efectuadas as seguintes tarefas: * Assinatura e carimbo na Guia de Remessa, Guia de Circulação ou Fatura, * Contagem física da quantidade dos materiais recebidos, * Verificação documental, de forma a cruzar-se a informação constante da Nota de Encomenda, com a da Guia de Remessa, Guia de Transporte ou Factura, para que se garanta que o material e a quantidade recebida correspondem ao