O que a internet está fazendo com o nosso cérebro
PERÍODO 1
NARA LYGIA SILVA TEIXEIRA
ÁNALISE DO LIVRO: O QUE A INTERNET ESTÁ FAZENDO COM O NOSSO CERÉBRO
PALMAS
13 DE NOVEMBRO DE 2012
O autor do livro “O que a internet está fazendo com o nosso cérebro”, Nicholas Carr, sustenta que a internet está promovendo mudanças celulares em nosso cérebro, fortalecendo certos caminhos neurais e enfraquecendo outros. Para comprovar sua tese ele usa de várias experiências e pesquisas que estão sendo feitas em torno desse tema o qual se sustenta dentro de três perguntas: como o modo como estamos lendo está mudando, como o modo que estamos escrevendo está mudando e como o nosso pensar está mudando. No decorrer do livro muitas temáticas importantes e sérias são apresentadas sem, no entanto, aprofundá-las deixando assim o texto não cansativo e bastante interessante.
Já no prólogo ele afirma que o homem é o único ser humano capaz de se fundir com as ferramentas que utiliza, como se ele e a ferramenta passassem a ser um só. Um bom exemplo é um cozinheiro que de tanto utilizar suas ferramentas de trabalho passa a ter uma habilidade enorme para lhe dar com elas, mas essa fundição acontece depois de considerável tempo de uso. E com a internet não é diferente, a partir do momento que a utilizamos com muita frequência começamos a nos adaptar a ela de tal forma que passa por nossas cabeças não viver sem a mesma, por exemplo, ler textos longos, lineares torna-se difícil assim como escrever a mão um texto maior. Por que isso acontece? É o que o livro nos responde.
No computador, quando estamos navegando na internet várias possibilidades se abrem, podemos fazer multitarefas, abrimos muitas janelas lemos sobre um assunto e outro o que causa a fragmentação do nosso cérebro, isso significa também que se precisarmos ler um texto mais complexo e linear que exija maior concentração por nosso cérebro estar disperso ele reclamará de fazer tal atividade não conseguindo, por tanto, realiza-la. Isso só comprova o quanto