Mopp
GESTÃO DE RISCO NO ARMAZENAMENTO, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE GLP ENVASADO E GRANEL
Cesar Almeida – Outubro de 2011
CONVENÇÃO 174 DA OIT
Propõem medidas apropriadas para assegurar : Prevenção de acidentes maiores Minimização dos riscos de acidentes maiores Minimização das consequências dos acidentes maiores
ACIDENTE MAIOR
“Todo evento subitâneo , como emissão, incêndio ou explosão de grande magnitude, no curso de uma atividade sujeita a riscos de acidentes maiores envolvendo uma ou mais substâncias perigosas e que implica grave perigo, imediato ou retardado , para os trabalhadores, a população e ao meio ambiente” (Artigo 3º , item 1,alínea d)
PRINCIPAIS CAUSAS
Erros de organização Desvios das condições normais de funcionamento Interferências externas Fenômenos naturais
Fatores humanos
Falhas de componentes
GESTÃO do latim gestione = ato de gerir, administração, direção.
ESTRATÉGIA
do grego strategia = a arte do general “ Estratégia é o arcabouço que orienta as escolhas que determinam a natureza e a direção de uma organização” ( Tregoe & Zimmerman, 1980)
PERIGO
Situação ou condição com probabilidade de causar lesão física ou danos à saúde das pessoas, à propriedade, equipamento e meio ambiente.
RISCO
É a avaliação do Perigo, associando-se a probabilidade da ocorrência de um evento adverso e a gravidade de suas consequências.
PERIGO x RISCO
Normalmente o PERIGO vai sempre existir, é inerente ao ambiente. O que podemos fazer é minimizar o RISCO.
COMO MINIMIZAR O RISCO
Prevenção: Diminuição da PROBABILIDADE, de ocorrência do evento indesejável Ex.: Placas de sinalização, proteção de partes móveis. Proteção: Diminuição da GRAVIDADE, das conseqüências do evento indesejável Ex.: Bota com biqueira, capacete. RISCO ZERO NÃO EXISTE!
GESTÃO DE RISCO
• Administrar os seus perigos procurando minimizar os riscos de suas atividades • Para