Comprovação da reação endotérmica e exotérmica e reação de calor
O químico suíço Germain Henry Hess que deu o nome a lei de Hess, termoquímica, parte da química que estuda oscilações de energia dos materiais e suas reações, analisando se houve perda ou ganho de energia, que são as reações endotérmicas ou exotérmicas e o calor de reação.
Por meio do experimento do dia 02 de abril de 2013, foi possível observar que nos fenômenos físicos e químicos ocorrem variações de temperatura, o que implica que há trocas de calor, ou seja, há variação de energia e calor de reação.
A troca de entalpia de uma reação química que transforma os reagentes em produtos é independente do caminho escolhido para a reação, as equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas (equações algébricas).
É possível medir a energia transferida para um sistema em forma de calor, através da capacidade calorífica de um objeto que é a razão entre o calor fornecido e o aumento de temperatura observado. A transferência de calor é realizada usando um calorímetro, normalmente uma câmara fechada dentro da qual a transferência de calor a ser examinada ocorre, sendo monitorada por termômetro.
Na equação termoquímica, representada pela reação química NaOH -> Na + OH, semelhante a uma equação química comum, sendo que informa a variação de entalpia resultante do processo, considerando a pressão e a temperatura ambiente, podendo informar também os estados físicos dos reagentes e produtos, sendo NaOH (sólido) misturando com água destilada, agitando até que se dissolva. A entalpia de reação é a variação de entalpia por mol de moléculas expressa pelos números estequiométricos da equação química.
Nesta prática determina-se o equivalente em água do calorímetro que teoricamente pode descrever como o equilíbrio térmico que ocorre na troca de calor da água fria e a água quente, através do monitoramento da temperatura.
Outro procedimento adotado é a neutralização do calor, onde há uma reação exotérmica, quando é adotado um ácido ou