mopp
DO
OUVIDO
Introdução
As doenças otorrinolaringológicas relacionadas ao trabalho são causadas por agentes ou mecanismos irritativos, alérgicos e/ou tóxicos.
Este trabalho vem reforçar o esforço que vem sendo empreendido pelo
Ministério da Saúde (MS), por meio da Área Técnica de Saúde do Trabalhador, no sentido de cumprir a determinação constitucional de dar atenção à saúde do trabalhador, atendendo aos princípios de universalidade, equidade, integralidade e controle social que regem o Sistema Único de Saúde.
A exposição ao ruído, pela frequência e por suas múltiplas consequências sobre o organismo humano, constitui um dos principais problemas de saúde ocupacional e ambiental na atualidade. A Perda
Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é um dos problemas de saúde relacionados ao trabalho mais frequentes em todo mundo.
As mudanças que se processam no "mundo do trabalho", com a superposição dos padrões antigos e das novas formas de adoecimento dos trabalhadores, decorrentes da incorporação de tecnologias e estratégias gerenciais, bem como o aumento acelerado da força de trabalho inserida no setor informal, estimada, em 2000, em 57% da
População Economicamente Ativa (PEA), exigem dos serviços de saúde ações que contemplem políticas de saúde e segurança no trabalho mais eficazes. OTITE MÉDIA NÃO-SUPURATIVA (BAROTRAUMA DO OUVIDO MÉDIO)
• Definição
A doença é causada por um fechamento súbito da trompa, que é comprimida pela rápida elevação da pressão atmosférica ou por um aumento associado da pressão tecidual. Depois de aproximadamente duas horas de fechamento da trompa, a manobra de Valsalva1 é ineficaz, já que ocorreram edema da mucosa e exsudado sero-hemorrágico, por redução da pressão no ouvido médio. Esse distúrbio é chamado de aerotite ou barotite.
• Diagnóstico
BAROTRAUMA DO OUVIDO EXTERNO, BAROTRAUMA DO OUVIDO INTERNO
EM OTITE BAROTRAUMÁTICA E SINUSITE BAROTRAUMÁTICA
• Definição
Consiste no conjunto