Questões de Finanças Corporativa
Os principais tipos de empresa são 3:
1. Empresa individual ou micro empresa, propriedade de único dono, gestão familiar, necessita de licença de 1 unidade governamental. São abertas para operações de pequenos negócios, normalmente começam individuais e com o tempo e evolução da empresa se transformam em sociedades por ações. As vantagens são que a formação é fácil , poucas regras governamentais, evita o imposto de renda sobre a pessoa jurídica. Mas possuem 3 limitações, difícil obter grandes somas de capital, o proprietário tem responsabilidade pessoal ilimitada para com as dividas da empresa, podendo resultar perda de capital superior ao investido. O tempo de vida da empresa limita-se ao tempo de vida do proprietário.
2. Sociedade por Quotas, propriedade de dois ou mais pessoas que associam a fim de conduzir um negocio. Seu instrumento legal de constituição é o contrato social, sua vantagens estão nos baixos custos, na facilidade de formação e maior poder de gestão . As desvantagens são, responsabilidades ilimitadas, período de vida limitado da organização, dificuldade na transferência de propriedade e de levantar grandes somas de capital. Com relação às responsabilidades, os sócios podem, perder todos os seus bens pessoais, mesmo os não investidos na empresa, porque cada sócio é responsável pelas divididas da empresa e casa algum dos sócios não possa cumprir com sua responsabilidade a sociedade ira a falência e os demais sócios devem cumprir com as obrigações pendentes e se necessário por uso de bens pessoais.
3. Sociedade por Ações, propriedade registrada em um Estado, é separada e distinta de seus proprietários e gestores. Com essa separação aparece algumas vantagens como período de vida ilimitado, fácil transparência de interesse de propriedade onde pode ser dividida em ações, e a responsabilidade limitada onde as perdas são limitadas aos recurso investidos. Com essas