Governança corporativa
Governança corporativa é uma modalidade empresarial que estabelece regras para melhorar a pratica de gestão dos negócios, a transparência nos negócios adotando uma cultura de gestão em um nível mais profissionalizado. Nos dias atuais a ética e os negócios não caminham no mesmo sentido, devido a cobiça dos presidentes e vontade de ganhar dinheiro em um espaço de tempo muito curto. Segundo o instituto brasileiro de governança corporativa, cabe aos colaboradores zelar pela observância dos valores, crenças e propósito dos acionistas, nas atividades das empresas.
Assim surge a necessidade da governança corporativa, pois uma boa relação entre as partes que compõem a cúpula organizacional faz com que a organização obtenha uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, sendo assim a governança corporativa consiste na supervisão das áreas em que existem conflitos de interesse.
A governança corporativa visa administrar com efetividade, além de administrar a relação com os colaboradores, fornecedores, acionistas, sócios, diretores e sociedade ou seja, todos os envolvidos/interessados com a organização (stakeholdres), visando garantir a satisfação de todos os agentes. A governança corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas.
2)QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA GESTÃO, ONDE A EMPRESA COMO UM TODO ADOTA A ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA?
Entre as características estão a participação de todos, em busca de um objetivo comum a todos; a transparência; a responsabilidade de todos os colaboradores e stakeholders; a igualdade; a inclusividade; efetividade e eficiência; prestação de contas; orientação por consenso e o estado de direito e há ainda autores que citam suporte à auditoria fiscalizadora e ligações externas.
Além disso no Brasil uma característica fundamental do modelo de governança corporativa das companhias