A importância do perito contábil nos processos judiciais
A perícia contábil é uma atividade de pessoas qualificadas e com total domínio da área, em razão de sua técnica, ou seja, de sua experiência em matérias cuja verificação ou interpretação não seja possível com os conhecimentos de qualquer pessoa e de juízes cuja preparação é essencialmente jurídica, assim sendo, a perícia contábil é executada por profissional denominado Perito Contador, a qual tem como usuário final o juiz, que toma a decisão emitindo a sentença e tendo como base o laudo pericial contábil.
Os resultados obtidos na pesquisa revelam alguns atributos a serem considerados pelos peritos na realização do trabalho pericial: expectativa, competência, adequação, pontualidade e confiabilidade.
Afirmando, assim, a necessidade de duas características básicas: capacidade técnica e comportamento ético do perito. Por ser uma posição de confiança do Juiz, o perito deve possuir experiência sobre a matéria pericial, está atualizado com as Normas Brasileiras de Contabilidade, ter idoneidade profissional e gozar de boa reputação, pois o Laudo Técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma peça decisória que compõem um processo judicial.
A qualidade do profissional irá determinar a qualidade incontestável do laudo pericial, o qual deverá apresentar os seguintes requisitos: objetividade, precisão, clareza, fidelidade, concisão, confiabilidade, e satisfação nos resultados apresentados.
O perito, por estar diretamente relacionado com a decisão do processo, deve agir sempre com responsabilidade social redobrada, e estar sempre preocupado com seus conhecimentos, nunca deixando